SELOS E CERTIFICAÇÕES

A certeza de qualidade

NOSSAS CERTIFICAÇÕES

Nesta página mostramos os principais selos e certificações existentes no mercado, para que você possa influenciar a compra e promover a sustentabilidade social, ambiental e econômica.
Não significa, no entanto, que todos os nossos cafés ou nossa empresa possui essas certificações.

Cada fazenda passa por certificações específicas para suas condutas de plantio e beneficiamento do produto (descrito na página das fazendas), e nós indicamos em café (na página de cafés), a certificação, selo ou premiação que o lote de café específico adquiriu ou ao qual foi submetido.

Hoje a Jardins Café já possui as certificações e alianças com a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), com a BSCA (Brazil Specialty Coffee Association) para cafeteria e torrefação, e o selo de sustentabilidade da Rainforest com permissão de uso das suas marcas nas embalagens e comunicações.

CAFÉS do BRASIL

O café que tem o Brasil como maior produtor e exportador, também tem sua história ligada ao futebol. A marca Cafés do Brasil, símbolo do grão brasileiro, surgiu na Copa do Mundo de 1982, na Espanha, quando foi criada para indicar o patrocínio do Instituto Brasileiro do Café (IBC) à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Registrada como marca oficial em 2000, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café).

UTZ CERTIFIED

Existem diversos selos hoje em dia que atestam à qualidade e à sustentabilidade de cafés e seus produtores. Um exemplo deles é o UTZ Certified. Esse selo surgiu em 1997, visando garantir sustentabilidade e melhores oportunidades para quem produz, para suas famílias e também para o planeta. A proposta do programa permite “Melhores colheitas, mais renda e melhores oportunidades ao preservar o ambiente e proteger os recursos naturais da Terra”

FAIRTRADE

O selo Fair Trade (sistema de comércio justo), contribui para o desenvolvimento sustentável trata de melhores preços, condições de trabalho decentes, sustentabilidade local e termos de troca justos para agricultores e trabalhadores nos países em desenvolvimento. Com o selo, você tem o poder de mudar o mundo todos os dias. Com opções de compras simples, você pode obter um acordo melhor para os agricultores. E isso significa que eles podem tomar suas próprias decisões, controlar seu futuro e levar a vida digna que todos merecem.

RAINFOREST ALLIANCE

A Rainforest Association é uma rede sem fins lucrativos que visa preservar a biodiversidade e comunidades e assegurar o desenvolvimento sustentável através de rigorosos critérios ambientais e socioeconômicos.

BSCA BRAZIL

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA – Brazil Specialty Coffee Association) tem como objetivo congregar produtores de cafés especiais, difundir a produção de cafés especiais brasileiros, estimular o constante aprimoramento técnico e a maior eficiência nos serviços referentes à comercialização destes cafés.

SELO DE PUREZA ABIC

Entre os selos brasileiros, destaca-se o Selo de Pureza ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), que atesta a pureza do café. São mais de 2 mil amostras coletadas e analisadas por ano com o objetivo, desde o início, do monitoramento contínuo das marcas, a fim de inibir a ação de empresas que adulteram seus produtos. A ABIC também possui o Selo de Qualidade do Café, que cria três categorias de produtos a partir de níveis de qualidade, Tradicional, Superior e Gourmet, com o objetivo de agregar valor e ampliar o consumo a partir da melhoria contínua dos cafés. É o único programa que se tem conhecimento no mundo que avalia a qualidade do café torrado e moído (as demais certificações avaliam o café verde, apenas).

REGIÃO DO CERRADO MINEIRO

Mais especificamente, temos também o selo de Denominação de Origem do Cerrado Mineiro. O café nacional já tem quatro Indicações de Procedência (IP) - concedido em 2.005 ao produto do Cerrado de Minas - mas este novo registro é o primeiro que prova o vínculo do café com o ambiente em que é produzido. De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), uma indicação geográfica significa que uma determinada região se especializou e tem capacidade de produzir um artigo distinto de similares e de qualidade.

CERTIFICA MINAS

O Certifica Minas Café é o programa de Certificação idealizado pelo Governo de Minas Gerais, executado pelo IMA, Emater-MG e Epamig–MG, todos vinculados à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

O Programa tem como principal objetivo a implantação de boas práticas de produção, de modo a aumentar a visibilidade e a competitividade nos mercados nacional e internacional.

4C

A certificação 4C aplica altos padrões em condições econômicas, sociais e ambientais para a produção e processamento de café, a fim de estabelecer cadeias de suprimentos sustentáveis, confiáveis ​​e justas

O café compatível com 4C é um café produzido de acordo com o Código de Conduta da 4C, um conjunto de práticas e princípios de linha de base sustentáveis ​​para a produção de grãos de café verdes. Com a missão de orientar um setor cafeeiro a colocar a integridade no centro de seus esforços para melhorar as condições econômicas, sociais e ambientais na produção e no processamento do café.