A Origem do Café

O começo de tudo

A História do Café

A bebida mais consumida no mundo

O café é uma bebida milenar que inspirou diversos povos ao redor do mundo no decorrer da história. Teve seu início há cerca de 1.000 anos atrás, e há diversas lendas quanto à origem do mesmo.

A mais aceita por historiadores ao redor do mundo é a que conta a história do pastor de cabras Kaldi, que vivia em uma região em que hoje se localiza na Etiópia (antiga Abissínia). O pastor reparou que, quando as cabras comiam o fruto de um arbusto específico, tinham mais disposição, ficavam mais alegres e conseguiam percorrer distancias mais longas sem se cansarem. A partir disso, o homem começou a fazer experiências com infusões da planta, percebendo que ela realmente ajudava na sua concentração durante suas longas horas de vigília.

A notícia começou a se espalhar quando Kaldi comentou o fato com um monge que residia em um monastério perto de sua região. O monge, então, apanhou algumas das frutas e as levou para serem inspecionadas e constatou mesmo que o pastor havia percebido: uma infusão levantava os ânimos e aumentava a concentração!

A partir dessas descobertas, diversos povos contribuíram para criar a bebida que conhecemos hoje em dia. Os árabes, por exemplo, aprenderam a manejar as sementes e os frutos.

No mundo árabe, o fruto cafeeiro era chamado de “quahwah”, cujo significado quer dizer força e vigor. Posteriormente os turcos e outros orientais passaram a pronunciar “kahve”. Alguns estudiosos acreditam que a palavra é de “Kaffa”, região da Etiópia onde se acredita que o café tenha sido originado. A palavra adaptou-se ao português, francês, italiano e espanhol; algumas das outras adaptações foram “coffee” em inglês, “kafee” em alemão; “kave” no húngaro; “kohi” no japonês e “kiafey” no chinês.

Os grãos também foram levados até Constantinopla pelo império Otomano, onde foi fundada a primeira cafeteria do mundo, chamada Kiva Han e, na Pérsia, foi desenvolvido o primeiro método de torrefação dos grãos durante o século XVI.

Depois disso, o caminho foi fácil: passando por monastérios do Iêmen, sendo propagado pelos árabes (que desenvolveram total controle sobre as plantações e o cultivo) até começar a chegar na Europa, trazido como especiaria cerca de 600 anos após seu descobrimento. Não foi difícil, a partir dai, o café abrir espaço como uma das bebidas mais consumidas do mundo.

Porém, naquela época o cultivo da planta era um mistério para os europeus. Foram os Holandeses que, no final do século XVII, conseguiram que as primeiras mudas vingassem dentro de uma estufa em Amsterdã. A notícia se espalhou e a partir desse momento o café foi introduzido na maioria das colônias europeias, atravessou o Suriname, São Domingos, Cuba, Porto Rico e Guianas até chegar no Brasil, onde se adaptou facilmente ao clima e se transformou em uma das maiores riquezas do país.

Até hoje, continua a ser um dos produtos de exportação mais importante para os brasileiros: somos o primeiro produtor do mundo e ocupamos o segundo lugar no consumo da bebida.