Fazenda Califórnia

Jacarezinho - PR

Fazenda Califórnia

Paulo Cesar Saldanha Rodrigues

A Fazenda Califórnia está localizada na região subtropical brasileira, no chamado Norte Pioneiro do Estado do Paraná. Essa região é caracterizada por ser a zona limítrofe ao Sul do Brasil apta ao desenvolvimento da cafeicultura sem que as baixas temperaturas do período de inverno sejam impeditivas à atividade.

A coexistência de solos vulcânicos de altíssima fertilidade, boa distribuição de chuvas ao longo do ano e o binômio estabelecido entre sua altitude média de 600 metros e sua latitude de 23º 09’s que resultam num micro clima com temperatura média anual de 20ºC , com a presença das quatro estações do ano bem definidas e uma grande amplitude térmica, perfazem dessa porção de terra abençoada um ambiente extraordinário ao desenvolvimento de lotes de Coffea Arabica de altíssima qualidade.

A implantação de um sistema de gestão da qualidade alicerçado em conhecimento, tecnologia e a adoção de rígidas normas de boas práticas de colheita e pós-colheita vêm ao longo dos últimos anos produzindo lotes que especialistas do setor têm denominado de verdadeiros tesouros escondidos. Integrante do Projeto Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, a Fazenda Califórnia ingressa no seleto grupo de fornecedores de cafés especiais exóticos, com características peculiares e algumas ainda por serem descobertas.

O projeto social denominado Crianças do Café, trouxe como resultado a eliminação, desde 2.007, da repetência escolar das crianças da Fazenda, fator de orgulho e motivação aos colaboradores. Reconhecendo seu potencial transformador na comunidade, a Fazenda Califórnia freqüentemente recebe visitantes com o intuito de aprender sobre a sua história, tecnologia e seu sistema de produção.

Produtos Relacionados

Norte do Paraná

Terra abençoada e um ambiente extraordinário

Essa região possui condições climáticas ideais para a produção de cafés finos, com temperaturas médias anuais entre 19 e 22° C, resultado da combinação da altitude (de 500 a 900 m) e latitude (23 e 24° S). Isso proporciona um período mais longo entre o florescimento e a maturação fisiológica dos grãos, permitindo a fixação mais intensa dos atributos e conferindo excelente caracterização da bebida. Ainda há o fato da precipitação pluviométrica permitir o cultivo sem irrigação, ou com irrigação complementar, ao contrário de outras regiões onde a irrigação é obrigatória.

Certificações

Prêmios & Títulos