Fazenda Jardins das Oliveiras

Araponga - MG

Fazenda Jardins das Oliveiras

Simone e João da Silva Neto

Um pedacinho do paraíso, berço da nascente do Rio do doce e Rio Paraíba do sul e sede do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro com uma natureza exuberante altitude média de 1.200m entre picos e montanhas, está localizada a Fazenda Jardim das Oliveiras, no município de Araponga em MG.                                                                                                 

A história na cafeicultura começou há muito tempo, filha de cafeicultores da região e desde a infância no convívio com a rotina da produção de café. Bem menina recorda estar brincando no terreiro sentido o aroma desse grão. A cafeicultura sempre foi o sustento da família de 12 filhos. O grande desafio foi quando, o esposo e duas filhas resolveram largar o trabalho, salário fixo e vida na cidade para retornar à cidade natal, Araponga, e apostar na cafeicultura de qualidade e sustentável, há 9 anos atrás. No começo da trajetória, tiveram que estruturar todo o processo, construir os acessos, plantar cada pé de café, construir a tulha, lavador, despolpador enquanto que a própria casa, tiveram que viver um tempo sem luz. Hoje já colhem os frutos do empenho e dedicação, com o sonho que as filhas continuem com a produção de café.

Simone e João da Silva Neto, pequenos produtores, com aproximadamente 50.000 pés de café, que procuram a qualidade para que o produto na xícara agrade aos consumidores mais exigentes. Como recompensa do esforço e dedicação, nos últimos 5 anos, o produto está entre um dos melhores do Brasil em vários concursos.  A cafeicultura ensinou que com perseverança e zelo podem produzir um produto de excelente qualidade.

A preocupação com qualidade começa na escolha do local onde será formada a lavoura, desde a seleção da muda selecionadas e com o cuidado extremo no manejo, colheita seletiva, beneficiamento pós-colheita e no armazenamento. Não utilizam agrotóxico na produção por estarem preocupados com o meio ambiente, os mananciais hídricos, a saúde dos trabalhadores e da saúde da família que hoje vivem na propriedade. A água do lavador é utilizada para fertilização e irrigação da lavoura; e há 9 anos fazem a preservação e recuperação das nascentes da propriedade para aumentar a produção de água.

Hoje a fazenda é certificada pelo Certifica Minas número 1075/2015

Matas de Minas

Um produto de excelente qualidade

Marcada pela predominância de produtores familiares, a região da Zona da Mata ou Matas de Minas prova de que a agricultura levada a sério pode trazer grandes transformações e melhorias para uma região. Por uma época, esta área foi vista como limitada e incapaz de produzir cafés com alta qualidade, esta realidade foi revertida com a criação de concursos de qualidade de café criados na região.

Certificações

Prêmios & Títulos