Moka

Encorpado e intenso

A cafeteira Moka, patenteada pelo inventor Luigi de Ponti em nome de Afonso Bialetti em 1933, cuja empresa continua produzindo o mesmo modelo até os dias de hoje, é um método muito prático e simples de utilizar tornando ele comum em várias residências mundo a fora.

Por ser um método que trabalha sob pressão e temperatura no ponto de ebulição, resulta em uma extração mais intensa e com pouca complexibilidade. Para este método o ideal é uma moagem mais fina, o que também colabora para um café mais encorpado.

Cafés Recomendados

Ingredientes

  • 20g de café (moagem fina)
  • 320ml de água filtrada natural
  • Obs. Utilizar uma proporção de 1g de café para 16g de água

Utensílios

  • Cafeteira Moka
  • Fogão elétrico ou a gás

Preparo

O Moka perfeito se prepara dessa maneira,

  1. Encher o compartimento inferior com 320ml de água filtrada. Para este método pode-se utilizar a água à temperatura ambiente.
  2. Colocar 20g de café no filtro da Moka. Caso for fazer uma porção maior, você pode encher o filtro até o topo, e nivelar o pó, porém sem pressionar o pó.
  3. Encaixar corretamente a parte superior da Moka e colocar no fogo baixo.
  4. Após uns instantes a água entra em ebulição, e a pressão do vapor empurra a água pelo café, passando pelo filtro e saindo no compartimento superior. Assim que todo café for extraído e não tiver mais água, bolhas e ar vão começar a sair pela cafeteira. Nesse instante tire do fogo cuidadosamente e passe a parte inferior por baixo de água corrente para parar a extração.
  5. Agora é só servir e apreciar! Lembre-se de tomar cuidado com a temperatura para evitar queimaduras, já que este método de extração utiliza a água em ebulição.

Algumas dicas pra aprimorar sua extração,

  • Caso desejar, pode colocar um fio de água na parte superior da Moka, para que o café não entre em contato diretamente com o alumínio quente. Isto pode evitar que o café queime.
  • Sua cafeteira pode ser completamente de alumínio e esquentar muito, tome cuidado para evitar queimaduras!
  • Lave sempre sua cafeteira Moka com detergente neutro e esponja não abrasiva após o uso, para evitar que resíduos da extração permaneçam. Estes podem resultar em um amargor indesejado nas próximas extrações.

Outras Especialidades

AeroPress

Este método de cafeteira manual criado em 2005 pela empresa norte americana Aerobie, consiste numa câmara de infusão e um êmbolo móvel, que ao pressionado contra um...

Café Turco

O café turco se consome em todo o Médio Oriente e prepara-se no Cezve, um recipiente típico feito de cobre e bronze com um punho longo....

Chemex

O método Chemex, assim como o filtro Hario V60, é muito amado entre os amantes de café por sua praticidade e por ser um método que proporciona uma bebida suave de...