Hario V60

O cafezinho de todos os dias

Criado pela empresa japonesa Hario em 2005, este método se tornou o queridinho entre os coffee lovers. Seu termo V60 derivou-se de seu formato cônico que forma um ângulo de 60 graus. Este formato permite que a água fique mais tempo em contato com o café, e suas espirais facilitam  a escapada de gases durante a extração.

Este método oferece o poder da variabilidade ao barista, podendo alterar o perfil do café para agradar qualquer paladar. Alterando a moagem e o fluxo de água durante a extração, você pode atingir um café com corpo mais leve, médio ou intenso. Cada tipo de café tem sua características, notas e aromas, e por isso, vale modificar as quantidades de café e água assim como a moagem e o fluxo!

Cafés Recomendados

Ingredientes

  • 20g de café (moagem média)
  • 400ml de água filtrada quente (93ºC)
  • Obs. A proporção utilizada deve ser de 1g de café para 15-18g de água

Utensílios

  • Método Hario V60 Dripper e Jarra
  • Filtro para Hario V60
  • Chaleira com bico fino elétrica ou para aquecer no fogão
  • Balança
  • Cronômetro

Preparo

Vamos ao passo a passo!

  1. Escaldar seu filtro com água quente para eliminar o gosto de papel devido aos resíduos do filtro e descartar a água.
  2. Coloque o café moído no filtro e nivele para que fique distribuído uniformemente.
  3. Faça a pré infusão adicionando delicadamente 60 ml humedecendo todo o pó e aguarde de 30 a 40s.
  4. Cuidadosamente acrescente o restante da água (240ml totalizando 300ml) em movimentos circulares de fora pra dentro em intervalos de mais ou menos 10 segundos esperando a água baixar entre cada ‘ataque’ de água. O ideal é tentar separa cada ataque igualmente, ou seja você pode fazer quatro ataques de 60ml ou três de 80 ml.
  5. Aguarde a extração que dura em torno de cinco minutos, agite levemente o café para homogeneizar e sirva.

Delicie-se, esse é um método de extração dos mais ricos em nuances e características, ideal para grãos frutados e médios!

 

Algumas dicas para aperfeiçoar sua extração no método Hario V60,

Medidas – Lembre-se que cada café é diferente, e por isso as quantidades de água e pó podem variar, assim como a moagem do grão, para obter o máximo de cada um. As quantidades indicadas nessa metodologia, serve 2-3 pessoas.

Processo – Evite despejar a água diretamente no filtro, para que ele não escorra diretamente sem entrar em contato com o café. A velocidade e controle do fluxo de água é essencial para uma extração de qualidade, portanto treine bastante para sempre estar aprimorando sua habilidades!

Escaldar – É recomendado escaldar além do filtro no início, também as xícaras em que for tomar o café. Isso garante que o café mantenha melhor sua temperatura além de esquentar as mãos no frio! Caso esteja fazenda uma porção única, você pode colocar o dripper do método diretamente por cima da xícara, sem necessidade de usar a jarra do método.

Outras Especialidades

French Press

Ao contrário do que seu nome sugere a prensa francesa tem origem italiana. Apesar dos franceses Mayer e Delforg desenvolveram um protótipo em 1852, quem realmente...

AeroPress

Este método de cafeteira manual criado em 2005 pela empresa norte americana Aerobie, consiste numa câmara de infusão e um êmbolo móvel, que ao pressionado contra um...

Moka

A cafeteira Moka, patenteada pelo inventor Luigi de Ponti em nome de Afonso Bialetti em 1933, cuja empresa continua produzindo o mesmo modelo até os dias de hoje, é...