Café e Saúde

A bebida que te deixa bem e te faz feliz!

Saúde

Benefícios do Café

A cada nova pesquisa, o café vem ganhando reconhecimento de que além de gostoso, é um aliado a sua saúde. Além da cafeína, o café possui potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais benéficos à saúde:

Obesidade

O café não tem calorias, é considerada uma bebida naturalmente dietética.

Coração

Os pesquisadores do InCor constataram que a relação do café com o coração é positiva.

Diabetes Tipo II

Estudos comprovam que o consumo regular de café pode proteger contra o surgimento do diabetes do adulto (tipo II), devido aos ácidos clorogênicos e minerais como o magnésio.

Alcoolismo

Durante a torra o café forma produtos que reduzem o desejo de consumir álcool e outras drogas. O controle do alcoolismo é feito com medicamentos à base de substâncias presentes no café.

Depressão

Pesquisas mostram que o consumo de café pode diminuir o risco de depressão e suicídio. Médicos de Boston examinaram 50 mil mulheres por dez anos, e constataram que mulheres que bebem apenas uma xícara de café por semana, têm 20% mais chances de desenvolver depressão em relação às que bebem quatro doses por dia. Acredita-se que a cafeína tem o poder de alterar a química do cérebro de maneira positiva.

Escola

O consumo moderado e diário de café estimula o sistema de vigília, atenção e concentração, assim melhorando a atividade intelectual.

Prazer

Tomar café é um hábito prazeroso, social, que reúne as pessoas e dá energia. As substâncias aromáticas e o sabor do café estimulam os sentidos humanos.

Esporte

O consumo pode aumentar o desempenho de atletas. Ele aumenta os níveis de endorfina, criando uma forma de auto-gratificação interna. Isto faz com que o atleta treinado siga adiante, ao atingir um ponto máximo de cansaço, que leva todas as pessoas sem treinamento a pararem.

Cafeína

A energia dentro do grão

Cafés descafeinados e sem cafeína não são a mesma coisa. É isso mesmo: produtos descafeinados podem conter cafeína. Um estudo publicado analisou tipos diferentes de cafés descafeinados e concluiu que apresentavam cafeína residual variava entre 8,6 mg e 13,9 mg, sendo que uma xícara de café tradicional apresenta entre 95 mg e 200 mg da substância.

A cafeína faz efeito em poucos minutos

A cafeína tem um efeito quase imediato no organismo. A substância alcança seu pico no sangue entre 30 e 60 minutos após a ingestão, existe ainda um estudo que aponta que o estado de alerta pode surgir em apenas 10 minutos.

Cafés escuros têm menos cafeína do que os claros

Por mais que os cafés de torra escura sejam fortes, encorpados e mais saborosos, isso não significa que eles sejam mais ricos em cafeína do que os cafés de torra clara. Isso acontece porque o processo de torrefação queima parte da cafeína, fazendo com que os cafés escuros sejam a melhor opção para aqueles que desejam apreciar a bebida sem sentir os efeitos da cafeína com tanta intensidade.

A cafeína pode ser encontrada em mais de 60 plantas

Muito além dos grãos de café, a cafeína está presente em uma série de alimentos. Chás, nozes e cacau são alguns deles. O estimulante também pode ser naturalmente encontrado em folhas, sementes e frutas de diferentes origens. Se necessário, a cafeína também pode ser sinteticamente produzida para ser adicionada a produtos industrializados.

A cafeína está presente em diversos medicamentos

Um levantamento realizado revela que misturar um analgésico com cafeína faz com que o medicamento seja 40 vezes mais eficaz, além de fazer com que o organismo absorva a medicação mais rapidamente.