Fazenda Caxambu e Aracaçú

Três Pontas - MG

Fazenda Caxambu e Aracaçú

Carmen Lucia Chaves Brito

Hoje como a terceira geração no processo de gestão das fazendas,  Carmem Lúcia e a família afirmam que cada grão de café leva consigo a história dos lugares e mãos por que passou. Tudo começou há mais de cem anos, quando seus avós começaram a escrever a história da família nas Fazendas Caxambu e Aracaçú. Localizadas ao Sul de Minas Gerais, entre as montanhas sinuosas que pintam as paisagens do município de Três Pontas. Uma região que tem registrada na história a próspera cultura agrícola com seus encantos e riquezas.

A Fazenda Caxambu tem seu nome baseado na ancestralidade africana que habitou o Brasil desde muito cedo, significa “caixa de música”, remetendo aos tambores africanos muito utilizados na época pelas tribos locais, como forma de comunicação entre elas. É uma marca que trazem até hoje, na produção dos Cafés Africanos com Mel, produzido como o “pisar das uvas” com as cerejas de café na barrica de madeira, ao som de tambores africanos.

Com seus 211 hectares, 120 deles em lavouras de café, mais de 60 de reserva legal e áreas de preservação permanente. Com altitude entre 1.150 e 930 metros, as lavouras são como um imenso tapete verde cobrindo as típicas montanhas de Minas Gerais, oferecendo ao mundo os mais desejados e procurados cafés, com suas nuances sensoriais únicas e inesquecíveis.

A Fazenda Aracaçú traz em seu nome as memórias indígenas, que até hoje deixam seus rastros em nossas terras, significa “árvore grande que liga o céu e a terra”. Uma ligação que transcende a esfera operacional e nos coloca a todo instante conectados com uma dimensão espiritual que nunca deixou de ser um caminho de fortalecimento de nosso trabalho. Com um total de 170 hectares, possui 115 destes em plantações de café e 45 hectares de reserva e áreas de preservação permanente. Um verdadeiro berçário de nascentes que são preservadas com respeito e responsabilidade dos que conhecem os princípios da natureza e têm profunda gratidão por ter nas mãos terras tão sagradas.

As duas fazendas em conjunto formam um complexo de 380 hectares de terras. Um manto verde que produz 9.500 sacas de café anualmente que atendem a demanda dos mais exigentes mercados e consumidores do mundo por serem trabalhados com requinte e comprometimento.

Sustentabilidade: As Fazendas Caxambu e Aracaçú têm seu foco no momento presente, sustentadas pelos eventos históricos e olhando para o futuro.

Melhoria Contínua: A qualidade é o princípio que conduz os processos. Para manter e intensificar a qualidade do produto final foi desenvolvido um campo experimental, hoje com 93 variedades de café plantadas, provenientes de renomadas instituições brasileiras de desenvolvimento e pesquisas em melhoramento genético em café, na produção de cafés diferenciados.

Meio Ambiente:  Cuidar do meio ambiente é uma condição intrínseca “…nascemos, crescemos e nos desenvolvemos a partir e com ela”. Os projetos ambientais são como projetos de vida de manter por mais cem anos as fazendas, matas nativas e intermináveis bosques que abrigam centenas de milhares de aves, animais e vegetações.

Projetos de Qualidade e Sustentabilidade:  Sustentam importantes projetos nos campos sociais, ambientais e desportivos junto à comunidade local. A qualidade de vida de todos os integrantes da equipe, as boas práticas e o comprometimento com todos os procedimentos que garante o resultado final do nosso produto.

 

MÉTODOS DE PROCESSO

Natural

Demucilaged (Semi-washed)

Washed

Pulped Natural Sun Dry

Natural Sun dry

Pulped Natural

ÁREA TOTAL

380 ha

210 ha (com café)

9.500 sacas de café por ano

ALTITUDE

Mínima: 950 m

Máxima: 1.180 m

Média: 1.065 m

VARIEDADES

Bourbon Amarelo, Icatu Amarelo e Vermelho, Rubi, Catuaí Amarelo e Vermelho, Catiguá, Acaiá, Novo Mundo, e Topázio

 

Produtos Relacionados

Sul de Minas

É a maior produtora de café do mundo!

O Sul de Minas é a maior região produtora de cafés Arábica do Brasil. Tem altitudes entre 850m e 1.250m e temperatura média anual entre 22 e 24°C.  Curiosamente, esta região é a maior produtora de café do mundo! Sua elevada altitude e temperatura média anual facilitam a produção de cafés encorpados, com sabores ácidos levemente cítricos e com aromas frutados.

 

 

Certificações

Prêmios & Títulos